24 junho 2016

Como acabar com a Caspa!

Caspa é uma coisa desagradável, que de tanto a gente coçar é perigoso machucar o couro cabeludo.

Ninguém gosta de admitir (nem precisa!), mas mais gente do que você imagina – as estatísticas falam em 40% da população– sofre com a descamação no couro cabeludo. Usar roupa preta nem pensar? Nada disso! A solução é fácil.


Chamada pelos dermatologistas de dermatite seborreica, a caspa é caracterizada por uma renovação acelerada das células do couro cabeludo. Isso faz com que elas descamem com mais facilidade, formando aquela poeirinha branca que cai nas costas e nos ombros. Nos quadros mais intensos, há a presença de uma inflamação, que pode causar coceira, vermelhidão e feridas na área afetada. A solução passa pelo uso de cosméticos específicos e mudança de hábitos. 

Xampu sob medida

A caspa não tem cura, mas é bem controlada com o uso de xampus à base de ativos que diminuem a oleosidade, ajudam a diminuir a descamação e ainda combatem fungos e bactérias que estão em desequilíbrio no couro cabeludo. Procure no rótulo por cetoconazol, ácido salicílico, piroctona olamina e alcatrão. Algumas marcas disponibilizam duas versões: para caspa seca ou oleosa. A seca é caracterizada basicamente pelas escamas. No segundo tipo, a oleosidade fica mais evidente, deixando os fios da raiz engordurados e as escamas presas no couro cabeludo.

O jeito certo de lavar 

Exagerar na quantidade de xampu acreditando que isso vai ajudar na limpeza é roubada. O excesso do cosmético pode fragilizar o cabelo porque, além da sujeira, remove a proteína dos fios e irrita o couro cabeludo – despeje uma quantidade equivalente a uma moeda de 1 real se o seu cabelo for médio ou longo e a metade, se for curto. Também não vale botar força no esfrega-esfrega: isso ativa a produção de óleo pelas glândulas sebáceas, causando um efeito rebote (mais oleosidade). Massageie a cabeça com a ponta dos dedos e nunca com as unhas, o que pode formar feridas. Dispense o uso do condicionador ou espalhe-o o apenas nas pontas. Uma ducha de água morna a fria deve finalizar o banho – água quente demais também estimula a produção de oleosidade.

Nada de ressecamento

Os cosméticos para tratar a caspa evoluíram muito. Antes tinham cara e cheiro de remédio, mas, hoje em dia, as fórmulas oferecem boa cosmética, ou seja: fazem uma espuma gostosa e tratam o problema sem ressecar nem endurecer os fios. Você até encontra xampus anticaspa em duas versões: uma para cabelo seco, outra para oleoso. Mesmo assim, se preferir, pode deixar esse tipo de xampu (que deve ser aplicado três vezes na semana) para lavar o couro cabeludo e utilizar o seu de uso habitual para o comprimento.

Alimentação tem tudo a ver

Como o excesso de oleosidade do cabelo é um dos gatilhos para o problema, o que você coloca no prato pode ter relação com a caspa. Evite consumir alimentos gordurosos, como fritura, chocolate, creme de leite, por exemplo. Para desintoxicar o organismo, os fitoterapeutas recomendam beber chá de hamamélis, planta com ação antisséptica. Ou enxágue a cabeça com a infusão.

Deixe as manias de lado

Algumas medidas são recomendadas para evitar que a caspa se intensifique. A primeira é não mexer nos fios e no couro cabeludo constantemente. A mania aumenta a produção de óleo. Nunca durma com os fios molhados – o couro cabeludo úmido facilita a proliferação de fungos e bactérias. Chapéu ou boné também pode agravar o problema, porque abafa a cabeça. No verão, use-o, sim, mas com moderação.

Esfoliação na cabeça

Já existem à venda esfoliantes específicos para o cabelo (encontrados em farmácias e supermercados). Utilize-os uma vez por semana para controlar a oleosidade, prolongar a sensação de limpeza, ajudar a desprender as células que estão descamando e auxiliar o nascimento de fios mais fortes. Faça assim: aplique o produto na raiz e, com a ajuda de um pente fino, espalhe-o por toda a cabeça. Massageie com a ponta dos dedos, inclusive próximo à nuca. Enxágue o cabelo no chuveiro e, com o pente fino, remova o excesso de grânulos conforme for desembaraçando as mechas. Finalize com uma ducha fria.

E o mais importante, todas as pessoas com caspa não devem ficar constrangidas pois isso é um problema comum de qualquer pessoa que tenha cabelo, os únicos livres dessas caspas são os carecas que não se preocupam em ficar lavando a cabelos todos os dias... rs! 

Gostaram das dicas??!

19 comentários:

  1. q dicas boas hein amei o psot bjitosssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Este é um problema muito chato e desagradável mesmo. Super dicas, adorei, minha flor. Com certeza vai ajudar mta gente ;)

    Um beijão e te espero lá no blog.

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, adortei as dicas mas graças a Deus, eu nunca tive casapas, acho que é pela a minha compulção de não deixar de lavar os cabelos por muito tempo. bjos carol
    psempremulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótima as dicas! Eu já tive e bem horrível mesmo, tem que tratar com cuidado...

    Beijos.
    www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, tenho um pouco e vou seguir essas dicas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Graças a Deus não sofro desse mal ! Mas ctz essas dicas vai ajudar mtaa gente =)

    Beejos
    www.almaafeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Tem sorteio la no blog! Participa !!

    www.almaafeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, adorei as dicas. sofro de caspa e sei o quando é incomodo, eu faço tratamento. Beijos
    ah estou seguindo...www.xcoisasdemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a dica! Vai chegar o inverno e já sei que vou ficar com caspa. É terrível :(

    www.batomnosdentes.blogspot.com
    Beijocas, Maria Luiza

    ResponderExcluir
  11. Ainda bem que não tenho mais esse problema com caspa. Meu cabeleiro me ajudou com shampoos e o modo como se lava, é tiro e queda! Pelo para mim foi.
    Beijos, adorei

    ResponderExcluir
  12. Caspa é horrivel eiim...

    http://unhasdeesmalte.blogspot.com
    Tem especial 15 anos lá no blog

    ResponderExcluir
  13. Oi flor...amei o post e o teu cantinho tbmmmmm, por isso vou seguir, ok?! Hahahahahahaha...Ninguem merece caspa!

    super chique teu blog!

    Me segue tbm?

    bjokas

    http://thingsland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nunca tive, graças à Deus!!!!!! Mas é sempre bom ficar bem informada né?

    Bjs!
    http://scarpindeonca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olha já me incomodou bastante isso, mas depois que eu usei o Clear, passou esse problema. Não que ele tenha acabado, mas ele não vem mais se eu usar sempre. E olha só não sabia que tinha esfoliação na cabeça, aoihaioha :)

    beeiijos
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eiii migaa, adoreeeei os dicass, caspas são horriveis, otimo post bjus

    ResponderExcluir
  17. Caspa ninguem merece né? As dicas são ótimas :D

    beijos
    achochique.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou desse post?
Você pode deixar seu comentario, dúvidas e sugestões aqui!
Ou entre em contato pelo e-mail: contato@simaradicasetoques.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.