25 maio 2016

Pular corda para emagrecer!!!

Um dos exercícios aeróbicos mais completos, pular corda aumenta a resistência cardiovascular, desenvolve a coordenação, melhora a força das pernas e dos pés e ainda torneia a região. 


Pular corda emagrece mais que caminhar ou correr, isso porque é um dos exercícios aeróbicos mais completos e eficientes para acabar com as gordurinhas indesejadas. Além disso, esse treino é excelente para modelar as curvas e deixar as suas pernas e bumbum bem durinhos.

Se já parece bom, ainda tem mais: meia hora dessa atividade pode queimar quase 400 calorias. 

Mas antes de começar a dar os pulinhos, você precisa saber como fazer o treino de maneira correta, já que pular corda é um exercício de alto impacto que pode provocar lesões, caso seja realizado de maneira incorreta.


Apesar de ser um exercício muito divertido e prazeroso, pular corda pode também causar problemas, caso você não dê atenção a alguns fatores importantes.

Se você está há muito tempo sem fazer nenhum tipo de exercício, deve começar devagar. Comece praticando apenas 10 minutos 03 vezes por semana, e faça uma caminhada durante 20 minutos para completar 30 minutos de exercícios.


Depois de algum tempo, quando você já tiver ganhado mais habilidade e fôlego, pode fazer o exercício durante 30 minutos, 02 ou 03 vezes por semana.

Se você está muito acima do peso, é melhor não pular corda, isso porque o exercício pode acabar machucando as suas articulações. O mesmo vale para quem tem problemas nos joelhos ou tornozelos.

Pessoas com hipertensão ou problema cardiovascular também não devem praticar esse exercício.

Antes de começar a praticar o exercício você precisa comprar uma corda adequada. Compre uma corda de vinil, couro ou plástico. As feitas de sisal ou náilon devem ser evitadas, pois são muito leves e podem atrapalhar o seu desempenho ou mesmo provocar acidentes.

Ao comprar uma corda, certifique-se de que ela é proporcional à sua altura, para fazer isso, pegue a corda, e de pé, pise no meio dela e segure as extremidades, se elas alcançarem a sua cintura, quer dizer que a corda serve para você.

Escolha um local aberto para praticar o exercício. Caso não seja possível praticar num local aberto, certifique-se de que o local tenha boa ventilação, e não se esqueça de observar a altura do teto, pois tetos muito baixos podem provocar acidentes.

Prefira praticar o exercício em locais com pisos emborrachados. Se for pular corda em pisos de asfalto, concreto ou mármore, calce um tênis com bons amortecedores. Uma boa opção é colocar um tapete debaixo dos pés.


Pular corda é um exercício aeróbico de impacto, e pode fazer o seu organismo perder muita água, portanto, é importante consumir bastante água durante e depois do treino.

Faça alongamentos antes e depois de pular corda. Cinco minutos antes e cinco depois já é o suficiente para evitar dores e lesões.

Na hora do exercício, comece pulando com os dois pés, e aterrisse com a parte da frente dos seus pés. Depois pule com as suas pernas bem estendidas, e no momento de aterrissar, faça isso com os joelhos dobrados.

Os iniciantes costumam não lidar muito bem com a corda, exageram nos pulos e nos movimentos dos braços. Para se acostumar com o acessório, uma dica é você girar a corda ao lado do seu corpo, igual uma pessoa faz quando bate a corda para outra pular. Toda vez que ela tocar o chão, você deve dar um pulo, assim você se acostuma e logo pode pular corda normalmente.

Você pode potencializar os efeitos do exercício mudando o ritmo do treino. Por exemplo: pule 30 segundos devagar, em seguida pule outros 30 segundos numa velocidade moderada, depois pule mais 30 segundos bem depressa. Descanse um pouco e repita, até completar 10 minutos de exercício (caso você seja iniciante. Se você não for tão iniciante assim, repita a série até completar 30 minutos).


Pular corda emagrece, mas mesmo assim você precisa dar atenção à maneira como se alimenta. Não adianta nada pular corda todos os dias e continuar comendo porcarias.

Para emagrecer de verdade você precisa também cuidar muito bem da sua alimentação, se não fizer isso, não conseguirá alcançar os resultados que deseja.

4 comentários:

  1. adoro pula cordas e fora que faz muito bem a saúde
    ótimo post
    beijos

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  2. Menina já ouvi falar dos benefícios, meu marido pesquisou um bocado e comprou.
    Qualquer dia desses eu tento. kk
    Bjão

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  3. Adorei as dicas, eu sempre gostei de pular corda, acho que vou comprar uma para voltar a pular. Hehehe
    Beijos

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  4. Ótimas as dicas! Já tomei nota e vou passar pra minha fisio no pilates! Amei!!!!!

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